domingo, 4 de setembro de 2016

2 - Sic in Sanctis suis mirabilis...


2 - Sic, in Sanctis suis mirabilis…

Tão maravilhoso nos seus santos e bendito para sempre o nosso Deus”. Estas foram as palavras, numa tradução singela, com que o Papa Inocêncio IV iniciou a Bula Sic in Sanctis, do primeiro processo de canonização de Rosa (Vita Prima).

Houve outro processo (Vita Seconda), mas nenhum deles chegou a termo. O nome de Rosa, contudo, numa excepcionalidade na História da Igreja, foi inscrito no Martirológio Romano, e elevado ao culto nos altares – com Missa Própria e Ofício - e tem dois dias oficiais de celebração em sua memória.

O que tem de especial esta menina, que foi declarada Padroeira da Juventude Franciscana, falecida no dia 6 de Março de 1251, aos 17 anos de idade, para ter tal deferência? E, porque, além do dia 6 de Março – dia do seu trânsito (quando a Igreja celebra a memória de cada santo), também é comemorada no dia 4 de Setembro? Na véspera deste dia, aliás, em Viterbo, ocorre uma extasiante festa com o Transporte da Macchina di Santa Rosa: da Porta Romana até o Santuário. São estruturas belíssimas, cujos modelos mudam de tempos em tempos, e chegam a atingir 30 metros de altura e pesar várias toneladas. São transportadas nos ombros dos Facchini di Santa Rosa. É tão impressionante esta festa que foi declarada pela UNESCO Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Mas, o principal: quem foi esta menininha, tão amada por Deus, a ponto de receber visitas da Virgem Maria?

RECONSTRUÇÃO FACIAL DE SANTA ROSA DE VITERBO


Rosa teve uma breve passagem neste mundo, mas deixou uma marca indelével, ao ponto de despertar a admiração dos papas: desde o seu tempo até os dias de hoje. Com efeito, ela foi portadora da Voz de Deus e da Igreja, num tempo em que esta sofria grandes perseguições - como, de resto, ainda sofre, em pleno Século XXI. A ela são atribuídos, nos autos dos processos, numerosíssimos e impressionantes milagres ocorridos por sua intercessão: da ressurreição de mortos à passagem por uma “Prova do Fogo”. De fato, narra-se que ela entrou numa fogueira para converter uma herética, em Vitorchiano, e ali permaneceu por longo tempo saindo ilesa.

O CORPO INCORRUPTO DE SANTA ROSA EM PROCISSÃO (2016)



Os milagres atribuídos à sua intercessão junto a Deus por nós continuam a ser catalogados. É impressionante o livro Il Libro dei Miracoli di Santa Rosa da Viterbo, do Postulador da Causa dos Santos Frei Ernesto Piacentini, O.F.M. Conv., publicado em 1991. Desafiando a ciência e os espíritos mais racionais, seu corpo permanece incorrupto depois de mais de sete séculos, e pode ser visto em seu Santuário.


Voltar ao Índice


Nenhum comentário:

Postar um comentário