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- A Macchina di Santa Rosa
Os viterbenses demonstram o imenso amor e
gratidão por sua Patrona de formas admiráveis: além das funções religiosas do
mês de março – memória de seu trânsito, no dia 6 -, ocorre, em setembro, uma
espetacular festividade compreendendo entre os eventos, dois principais: um
cortejo pelas ruas com o relicário contendo o Coração de Rosa, já mencionado, e o transporte da chamada Macchina di Santa Rosa.
A Macchina é o baldaquino, ou armação
ornamental portátil, utilizada na procissão religiosa comemorativa da Festa
de Translação do corpo de Santa Rosa, em 4 de Setembro. Na véspera deste dia uma enorme e
colossal estrutura é transportada pelas ruas de Viterbo nos ombros pelos
chamados Facchini di Santa Rosa, da
Porta Romana até a Praça do Santuário. É uma manifestação cultural tão
grandiosa que foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da
Humanidade pela UNESCO.
A festa rememora o episódio, ocorrido em 4 de Setembro de 1258, quando o Papa Alexandre IV, após ter mandado exumar do corpo de Rosa, sete anos depois de sua morte, e encontrado este incorrupto, transferiu, em cortejo, do qual participou pessoalmente, e com toda sua corte que se encontrava, então, na cidade, da Chiesa di Santa Maria in Poggio, dita, hoje, della Crocetta, para o Monastério das Clarissas de São Damião, chamado, hoje, como já assinalado, anteriormente, Santuário de Santa Rosa.
A tradição diz que Alexandre IV sonhou, ou teve uma visão, na qual Santa Rosa lhe aparecera fazendo o pedido para que seu corpo fosse transportado para o referido Monastério das Clarissas.
Ao longo do tempo as enormes estruturas da Macchina di Santa Rosa foram mudando, tornando-se cada vez mais sofisticadas e belas. O transporte é muito difícil, e até perigoso, e os facchini (“transportadores”; “carregadores”) recebem uma benção especial antes de realizaram o trajeto por estarem em perigo de morte.
Atualmente os transportadores são
submetidos a provas difíceis de capacidade - Prova di Portata - antes
de entrarem para a confraria, que é muito bem organizada e gerida, mantendo um
museu que preserva sua história, e conserva os diversos modelos que as
estruturas assumiram ao longo dos séculos.
Vídeo com o Transporte da Máquina
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